Como dobrar a capa do traje

como dobrar as diferentes capas academicas portuguesas

Se chegaste até aqui é porque estás à procura de como se dobra a capa académica do teu traje. Sejas do Minho, de Lisboa ou leves o gabão de Aveiro, nesta página vais encontrar vídeos e explicações de como dobrar a capa académica.

Do que vamos falar:

Como dobrar a capa dos Açores

Dobra-se a capa ao meio na vertical com o capote para dentro, de forma a poder abotoá-la com o botão para dentro. Segura-se a capa na vertical pelo queixo e dobra-se de novo, primeiro o lado direito e depois o esquerdo de forma a que o símbolo da Universidade fique para fora.

 

Como dobrar a capa do Algarve

A capa é dobrada a meio na vertical, duas vezes, deixando os símbolos e embelemas na parte de fora. Quando utilizada dobrada, pode ir apoiada no braço ou sobre o ombro esquerdo, com a gola para a frente e os símbolos visíveis.

como dobrar a capa da universidade do algarve

Como dobrar a capa/gabão de Aveiro

O gabão deverá estar dobrado três vezes da direita para a esquerda, (o sentido do movimento é para a pessoa) com o seu interior virado para fora (armas e emblemas à vista), e pousado sobre o ombro esquerdo com o capuz para o lado das costas (e correctamente agasalhado dentro das dobras do gabão).

Como dobrar a capa de Bragança

A posição normal de usar a capa é colocada sobre o ombro esquerdo, dobrada, apertada com os laçarotes, com a parte de cima para trás das costas com os emblemas visíveis e virados para frente.

Como dobrar a capa de Coimbra / Traje Nacional

A capa do traje Nacional é a mais fácil de dobrar. Dobra-se ao meio três vezes, pelo avesso e ficando as abas viradas para o pescoço, com os símbolos, caso existam, para cima.

Em Coimbra a capa dobrada usa-se no ombro esquerdo, com a gola virada para a frente.

Como dobrar a capa da Covilhã

A capa, quando usada ao ombro, deve ser colocada no ombro direito com a gola ou capuz para a frente. Pode ser usada pelo exterior (Estrela) ou interior (Insígnias), no caso de não existirem insígnias é obrigatório usar a capa dobrada pelo exterior.

A capa deve ser esta deve ser dobrada 3 (três) vezes ou pelo interior ou pelo exterior, como na imagem seguinte:

 

Como dobrar a capa de Leiria

A capa do traje de Leiria deve ser dobrada de forma rectangular sobre o ombro esquerdo com os emblemas para trás;

O Trajado ao usar a Capa sobre o ombro deverá dobrá-la com o lado interior para fora, expondo os seus emblemas, sendo que a parte que os contém fica caída sobre as costas.

Os emblemas são cosidos com a orientação vertical de forma a que se a Capa estiver corrida fiquem legíveis e na posição correcta.

como dobrar a capa do traje de leiria

Como dobrar a capa de Lisboa

A capa do traje Nacional é a mais fácil de dobrar. Dobra-se ao meio três vezes, pelo avesso e ficando as abas viradas para o pescoço, com os símbolos, caso existam, para cima.

Em Lisboa a capa dobrada usa-se no ombro esquerdo, com a gola virada para trás, como no Porto.

Como dobrar a capa do Porto

A capa do traje do Porto é a mais fácil de dobrar. Dobra-se ao meio três vezes, pelo avesso e ficando as abas viradas para o pescoço, com os símbolos, caso existam, para cima.

Em Lisboa a capa dobrada usa-se no ombro esquerdo, com a gola virada para trás, como no Porto.

@podcastuniversitario Como dobrar a capa? Perguntaram na rede vizinha e eu ensino como eu faço na minha capa do traje da Academia do Porto 🙌 #estudante #estudar #universidade #portugaltiktok #trajeacademico #estudaremportugal #porto #academiadoporto #faculdade ♬ As It Was - Harry Styles

Como dobrar a capa de Santarém

Não conseguimos encontrar vídeos sobre como dobrar a capa de vários trajes académicos de Portugal. Ajudas-nos? Envia-nos o teu vídeo ou algum vídeo que conheças para que possamos continuar a melhorar o conteúdo da página


Esperamos que este artigo sobre Como dobrar a capa do traje tenha sido útil! Não te esqueças de ler os vários artigos que temos sobre Capa Académica!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up

O site trajesacadémicos.pt utiliza cookies. Ao navegar consente a utilização das mesmas. Mais informações