Como lavar o traje académico

como lavar o traje academico

Como lavar o traje académico… Essa é uma daquelas perguntas que muitos fazem, mas poucos realmente colocam em prática!

Vamos ser honestos, há quem deveria lavar o traje com mais frequência, especialmente se o usa mais do que a própria roupa do dia a dia. Chega uma altura em que o cheiro fica tão forte que é impossível ficar perto dessas pessoas!

Mas a verdade é que lavar o traje não é um bicho de sete cabeças. Deves tratar o traje como tratas qualquer outra peça de roupa.

Antes de meteres o teu traje na máquina, o melhor que tens a fazer é ler as instruções do fabricante: como lavar, a que temperatura e se pode ou não ser centrifugado. Assim, vais garantir que o teu traje fica limpo e pronto para a próxima vez que precisares dele!

 

Do que vamos falar:

👖 Como lavar a saia ou calças do traje académico

Normalmente, o tecido do traje é feito de poliéster ou uma combinação de poliéster e algodão. Por isso, a maneira mais simples e segura de lavá-lo é na máquina, com uma temperatura inferior a 30º e junto com roupas de cor escura. Cuidado, pois os tecidos costumam desbotar e podem manchar roupas mais claras. Portanto, é melhor prevenir do que remediar.

 

🦺 Como lavar o colete do traje académico

Para os trajes que vêm com colete, a regra é a mesma que para as saias e calças: lava a 30º ou menos, junto com roupa de cor escura, e usa uma centrifugação média. Assim, o teu colete vai ficar limpo e pronto para a próxima vez que precisares dele!

 

🧥 Como lavar o casaco ou a batina do traje académico

Mais uma vez, a lógica é simples: 30º ou menos, roupa escura, centrifugação média.

MAS, neste caso deves ter o cuidado extra de retirar TODOS os pins, redes, berloques, pompons e demais coisas penduradas na lapela. Se não o fizeres podes acabar por rasgar ou estragar o traje (ou os pins), e ninguém quer isso! Se os pins têm uma ordem exata que queres manter, tira uma foto antes de os retirares para saberes depois como voltar a colocá-los.

Não te esqueças também de retirar tudo o que tens nos bolsos.

 

🧵 Como lavar a capa do traje académico

Aqui vem a discórdia. Podes ou não lavar a capa? Deves ou não lavar a capa?

Há códigos de praxe que proíbem expressamente a lavagem da capa e dizem que a única água que devem conhecer é a da chuva (e às vezes do Rio Nilo), mas cá entre nós... Tens assim MESMO TANTA VONTADE de andar 4 anos com a capa a cheirar ao vómito do teu colega de praxe que não aguenta 2 minis em cima?

Sim, podes lavar a capa e DEVES lavá-la de vez em quando. Não é o fedor que dita as tuas experiências e passagens pela universidade.

Neste caso recomendamos que perguntes ao fabricante qual a melhor forma de a lavar. O habitual é que, também, seja à máquina, a baixa temperatura e com centrifugado curto. Dado que a capa é uma peça que ocupa bastante, recomendamos que a laves sozinha e não a mistures com outras peças de roupa (lembra-te do vómito do teu colega...).

 

🧦 Como lavar as meias do traje

À moda antiga, tal como as nossas avós faziam. Lava à mão, com todo o carinho e atenção que o traje académico merece. A não ser que, claro, estejas a falar de meias ou collants que usas com o traje. Nesse caso, se só as usas uma vez, podes simplesmente deitá-las fora e comprar um par novo!

 

👔 Como lavar a camisa do traje académico

Se a tua camisa for branca, não há problema em lavá-la com outras peças de cores claras ou brancas na máquina, mas mantém a temperatura a 30º. Se notares que a camisa começa a amarelar, experimenta usar um produto como o ‘OxyAction’ para trazer de volta aquele branco brilhante. Ou então, pede à tua mãe para a pôr a corar ao sol… Ela sabe o que isso significa 😉

Mas atenção, evita usar lixívia em grandes quantidades. A lixívia pode enfraquecer os tecidos e acabar por rasgar a camisa antes do que esperavas

 

👞 Como lavar os sapatos do traje

Mais uma vez a resposta é "à mão". Ao serem sapatos de pele, nem penses em enfiá-los na máquina de lavar... vais estragá-los com toda a certeza.

E quando dizemos "lavá-los à mão", queremos dizer que passes um pano húmido por dentro e por fora para tirar possíveis manchas. Também não recomendamos que os deixes de molho numa bacia com água.

Para tirar cheiros, não há nada melhor que o bicarbonato de sódio. Deitas um pouco (nos sapatos ou onde quiseres), esperas alguns minutos e esfregas com uma escova suave. depois é só aspirar ou sacudir para retirar o excesso de produto.

 

Como secar o traje académico?

Existem várias maneiras eficazes de secar o traje académico. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar-te:

  1. Centrifugação: Se lavaste o traje na máquina e sabes que ele terá pouco tempo para secar, opta por usar a maior velocidade de centrifugação disponível. Este processo irá remover o máximo de água das peças, resultando em peças menos molhadas na hora de estender.
  2. O truque da toalha: Este truque pode ser feito com uma ou duas toalhas macias e secas. Abre uma toalha grande, macia e seca por cima de uma superfície plana. Estende por cima a peça que pretendes secar e enrola a toalha junto da peça, como se fosses fazer um rolo. Aperta toda a extensão da toalha, desenrola e repete.
  3. Secador de cabelo: Para peças menores, talvez esta seja uma boa opção. Primeiro retira todo o excesso de água, em seguida liga o secador e direciona o ar quente para a roupa.
  4. Ferro de engomar: Retira com muito cuidado todo e qualquer excesso de água da peça, estende num local plano, estende por cima uma toalha fina e seca sem bordados ou estampados, e passa o ferro quente por cima da toalha.
  5. Localização: Deixa as roupas secarem num local fresco e arejado, pois a circulação de ar acelera o processo de secagem.

Lembra-te sempre de verificar as instruções de cuidado na etiqueta do traje antes de lavar ou secar.


Esperamos que este artigo sobre Como lavar o traje académico tenha sido útil! Não te esqueças de ler os vários artigos que temos sobre Capa Académica!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up

O site trajesacadémicos.pt utiliza cookies. Ao navegar consente a utilização das mesmas. Mais informações