Como traçar a capa académica

como traçar as diferentes capas academicas portuguesas

Se chegaste até aqui é porque estás à procura de como se dobra a capa académica do teu traje. Sejas do Minho, de Lisboa ou leves o gabão de Aveiro, nesta página vais encontrar vídeos e explicações de como traçar a capa académica.

Do que vamos falar:

Como traçar a capa dos Açores

Traça-se a capa da direita para a esquerda, de modo a tapar o branco do colarinho e o símbolo da Universidade.

Como traçar a capa de Bragança

A Capa traçada, isto é, com a parte do lado direito lançada sobre o ombro esquerdo. Não pode ficar visível nenhum emblema ou insígnia. Não deve avistar-se outra cor à excepção do preto.

Como traçar a capa de Coimbra

A capa do traje de Coimbra, Lisboa ou Traje Nacional traça-se sempre da mesma forma. Primeiro a ponta da esquerda no ombro direito e depois a ponta direita por cima do ombro esquerdo. Fácil!

A questão das dobras, da quantidade e significado, depende de universidade para universidade e de academia para academia. Segue o que disser o código de praxe da tua universidade (mesmo não sendo o considerado "correto") para não teres problemas!

Encontramos o vídeo da Ana Sofia que nos mostra uma forma de traçar a capa e de a deixar bem presa durante toda a noite. Sempre útil 😉

Como traçar a capa de Lisboa

Em Lisboa usa-se o traje nacional, portanto a capa traça-se como no Porto ou em Coimbra.

Como traçar a capa do Porto

A capa do traje do Porto, Coimbra ou Traje Nacional traça-se sempre da mesma forma. Primeiro a ponta da esquerda no ombro direito e depois a ponta direita por cima do ombro esquerdo.

A questão das dobras, da quantidade e significado, depende de universidade para universidade e de academia para academia. Segue o que disser o código de praxe da tua universidade (mesmo não sendo o considerado "correto") para não teres problemas!

@podcastuniversitario Tutorial como traçar a capa 😁 ps: academia do Porto! ➡️ Questão: é assim na tua academia? #universidade #academicos #praxe #faculdade #estudante #estudar #portugal #fyppppppppppppppppppppppp #paratii ♬ Love You So - The King Khan & BBQ Show

Como traçar a capa da UMinho

A capa da Universidade do Minho é uma das mais diferentes das que existem nos trajes portugueses. Usa-se apoiada sobre o ombro esquerdo, em diagonal no peito e presa com uma fivela. Quando se traça, passando a ponta direita da capa por cima do ombro esquerdo, o braço direito (onde se encontra o emblema da Universidade e as fitas de curso) fica sempre de fora.


Esperamos que este artigo sobre Como traçar a capa académica tenha sido útil! Não te esqueças de ler os vários artigos que temos sobre Capa Académica!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up

O site trajesacadémicos.pt utiliza cookies. Ao navegar consente a utilização das mesmas. Mais informações