Traje Académico de Lisboa

Como mencionado no nosso artigo sobre a sua história, o traje académico é um símbolo de distinção académica usado por muitos estudantes em todo o país. Neste artigo, damos-te a conhecer a história completa, curiosidades e informações sobre o traje académico da Universidade de Lisboa, tanto na versão masculina como na feminina.

Queres saber mais sobre a origem do traje académico da Universidade de Lisboa? Quando deve ser usado? Como deve ser usado correctamente? Aqui, fornecemos todas as informações que precisas saber sobre o traje académico da Universidade de Lisboa.

Do que vamos falar:

Como e quando usar o traje académico da Universidade de Lisboa

O traje de Lisboa, da mesma forma que o de Coimbra, como já falamos diversas vezes nesta página, é também conhecido como Capa e Batina. Por esse motivo, grande parte dos trajes de universidades como Coimbra, Porto, entre outras, terão sempre a mesma descrição. A forma de o usar também será a mesma e as variações que podem acontecer são basicamente na forma de usar a capa ao ombro e de onde e quando trajar.

Traje Masculino de Lisboa

  • Sapatos pretos de estilo clássico sem apliques metálicos e meias pretas
  • Calça preta, com ou sem porta
  • Colete preto não de abas ou cerimónia
  • Batina que não seja de modelo eclesiástico
  • Camisa branca e lisa, com colarinho de modelo comum, gomado ou não, e com ou sem punhos
  • Gravata preta e lisa.
  • Capa preta, de uso comum, com ou sem cortes na parte inferior e com ou sem emblemas de pano na parte interior esquerda, quando sobre os ombros

Traje Feminino de Lisboa

  • Sapatos pretos, de estilo clássico sem apliques metálicos
  • Meias altas e pretas
  • Fato preto de saia e casaco cintado
  • Saia com macho, com uma mão-travessa acima do joelho, de quem a veste
  • Camisa branca e lisa, com ou sem punhos
  • Gravata preta e lisa
  • Capa preta, de uso comum, com ou sem cortes na parte inferior e com ou sem emblemas de pano na parte interior esquerda quando sobre os ombros;

O tecido das bandas do casaco será o mesmo que o do próprio casaco

A roupa interior e os bolsos não estão sujeitos a revista

É proibido o uso de botins ou botas, luvas, pulseiras, brincos cujo tamanho seja superior ao lóbulo da orelha, piercings visíveis e outros adereços não autorizados pelo Conselho de Veteranos

Os brincos têm de ser discretos

É proibido o uso de colete

Regras do traje académico da Universidade de Lisboa

Não terem lenço visível no bolso do peito.

Todos os botões do colete, das calças e da batina têm que ser pretos.

O bolso posterior da calça, tendo casa, tem de ter botão.

A batina, na parte frontal à altura do tronco deverá ter três botões, devendo ter no topo da lapela, na parte de trás, um pequeno botão com a respectiva casa na lapela oposta, a fim de permitir o fecho da batina em caso de luto. Deve ainda ter pregados, na parte média posterior, dois botões de tamanho não inferior aos da parte frontal e apresentar em cada uma das mangas de um a quatro botões, mas de modo a que o número destes seja o mesmo num e noutro punho.

É proibido o uso de botins ou botas, luvas, pulseiras, brincos, piercings visíveis e outros adereços não autorizados pelo Conselho de Veteranos.

Onde e quando comprar o traje académico da Universidade de Lisboa

Ah, a vida de estudante na Universidade de Lisboa! Uma aventura que se desenrola ao teu próprio ritmo. E o teu traje académico? Bem, esse é um companheiro de viagem que podes adquirir quando sentires que chegou a hora. Não há pressa, ele estará à tua espera.

E falando em trajes, a Capa e Batina, o nosso orgulhoso Traje Nacional, é como o bom amigo que está sempre por perto. Podes encontrá-lo em qualquer loja de trajes universitários, sempre pronto para te acompanhar na tua jornada académica.

Mas a verdadeira beleza está na variedade. As opções são tão vastas quanto o céu estrelado! Quer estejas a passear pelas ruas de Lisboa ou a explorar outras cidades universitárias portuguesas, encontrarás o teu traje à espera, pronto para se juntar a ti na tua aventura académica. Por isso, vai em frente, escolhe o teu traje e veste-o com orgulho!

Se queres ver a tua loja anunciada neste site, entra em contacto connosco!

Preço do traje académico da Universidade de Lisboa

O traje académico de Lisboa pode ser adquirido quando quiseres. A Capa e Batina, o nosso Traje Nacional, está disponível em qualquer loja de trajes universitários. As opções são variadas e encontras em todas as cidades universitárias portuguesas.

Os preços começam nos 110€ para o traje feminino e 150€ para o masculino. Lembra-te, não estás apenas a comprar um traje, estás a investir num símbolo da tua jornada académica.

Quem pode usar o traje académico da Universidade de Lisboa

O traje académico, mais do que um simples conjunto de roupas, é um símbolo poderoso. É como se fosse uma bandeira que representa a universidade e a união entre todos os estudantes que lá estudam. Não importa se tu participaste ou não das praxes, todos deveriam ter o direito de vestir o traje e sentir esse orgulho.

Mas, de acordo com as regras mais recentes da Universidade de Lisboa, parece que só quem participa das praxes tem esse privilégio. Só eles podem vestir o traje e carregar esse símbolo.

Como lavar o traje académico da Universidade de Lisboa

Não te preocupes com a limpeza do traje académico. Todas as peças podem ser lavadas, seja à mão ou à máquina. Basta seguires as instruções na etiqueta e tudo ficará bem.

Se ainda tiveres dúvidas, dá uma vista de olhos no nosso artigo sobre como lavar o traje académico. Vais encontrar lá todas as informações de que precisas.

Fotos do traje académico da Universidade de Lisboa


Esperamos que este artigo sobre Traje Académico de Lisboa tenha sido útil! Não te esqueças de ler os vários artigos que temos sobre Trajes Académicos!

Outros Artigos Interessantes:

  1. Vanessa diz:

    Poder trajar so sendo praxado é só ridiculo porque é ACADEMICO e não PRAXISTICO, o traje foi criado com o objectivo de colocar os estudantes independentemente do seu extrato academico. Deviam era preocupar se com as figuras tristes que fazem trajados isso é que deviam ter em atenção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up

O site trajesacadémicos.pt utiliza cookies. Ao navegar consente a utilização das mesmas. Mais informações