Traje Académico do Porto

O traje académico, como já exploraste no nosso artigo sobre a sua história, é um símbolo de prestígio académico usado por muitos estudantes em todo o país. Neste artigo, partilhamos contigo a história completa, curiosidades e informações sobre o traje académico do Porto e as suas variantes para homens e mulheres.

Queres saber mais sobre a origem do traje académico do Porto? Quando deve ser usado? Como deve ser usado correctamente? Aqui, fornecemos todas as informações que precisas saber sobre o traje académico do Porto.

Do que vamos falar:

Como e quando usar o traje académico da Universidade do Porto

O traje do Porto, da mesma forma que o de Coimbra, como já falamos diversas vezes nesta página, é também conhecido como Capa e Batina. Por esse motivo, grande parte dos trajes de universidades como Coimbra, Lisboa, entre outras, terão sempre a mesma descrição. A forma de o usar também será a mesma e as variações que podem acontecer são basicamente na forma de usar a capa ao ombro e de onde e quando trajar.

Traje Masculino do Porto

  • Sapatos pretos de estilo clássico sem apliques metálicos e meias pretas
  • Calça preta, com ou sem porta
  • Colete preto não de abas ou cerimónia
  • Batina que não seja de modelo eclesiástico
  • Camisa branca e lisa, com colarinho de modelo comum, gomado ou não, e com ou sem punhos
  • Gravata preta e lisa.
  • Capa preta, de uso comum, com ou sem cortes na parte inferior e com ou sem emblemas de pano na parte interior esquerda, quando sobre os ombros

Traje Feminino do Porto

  • Sapatos pretos, de estilo clássico sem apliques metálicos
  • Meias altas e pretas
  • Fato preto de saia e casaco cintado
  • Saia com macho, com uma mão-travessa acima do joelho, de quem a veste
  • Camisa branca e lisa, com ou sem punhos
  • Gravata preta e lisa
  • Capa preta, de uso comum, com ou sem cortes na parte inferior e com ou sem emblemas de pano na parte interior esquerda quando sobre os ombros;

O tecido das bandas do casaco será o mesmo que o do próprio casaco

A roupa interior e os bolsos não estão sujeitos a revista

É proibido o uso de botins ou botas, luvas, pulseiras, brincos cujo tamanho seja superior ao lóbulo da orelha, piercings visíveis e outros adereços não autorizados pelo Conselho de Veteranos

Os brincos têm de ser discretos

É proibido o uso de colete

Regras do traje académico da Universidade do Porto

Não terem lenço visível no bolso do peito.

Todos os botões do colete, das calças e da batina têm que ser pretos.

O bolso posterior da calça, tendo casa, tem de ter botão.

A batina, na parte frontal à altura do tronco deverá ter três botões, devendo ter no topo da lapela, na parte de trás, um pequeno botão com a respectiva casa na lapela oposta, a fim de permitir o fecho da batina em caso de luto. Deve ainda ter pregados, na parte média posterior, dois botões de tamanho não inferior aos da parte frontal e apresentar em cada uma das mangas de um a quatro botões, mas de modo a que o número destes seja o mesmo num e noutro punho.

É proibido o uso de botins ou botas, luvas, pulseiras, brincos, piercings visíveis e outros adereços não autorizados pelo Conselho de Veteranos.

Onde e quando comprar o traje académico da Universidade do Porto

O estudante na Universidade do Porto pode comprar o traje quando quiser. Ao ser o Traje Nacional, a Capa e Batina é o traje mais fácil de encontrar em qualquer loja de trajes universitários. As opções são imensas e poderás encontrá-lo em praticamente todas as cidades portuguesas com universidade.

Se queres ver a tua loja anunciada neste site, entra em contacto connosco!

Preço do traje académico da Universidade do Porto

Se estás à procura de um traje académico do Porto, temos boas notícias para ti! Já podes encontrar trajes femininos a partir de 110€ e trajes masculinos a partir de 150€. Portanto, já sabes, se queres vestir-te a rigor e mostrar o teu orgulho académico, já tens uma ideia do investimento necessário.

Quem pode usar o traje académico da Universidade do Porto

O traje académico é mais do que uma simples peça de roupa. É um emblema da universidade e um símbolo de união entre todos os estudantes. Quer tenhas participado nas praxes ou não, todos deveriam ter o direito de vestir o traje e sentir esse orgulho.

No entanto, de acordo com as regras mais recentes da Universidade do Porto, parece que só quem participa nas praxes tem esse privilégio. Só eles podem vestir o traje e carregar esse símbolo.

Como lavar o traje académico da Universidade do Porto

Não te preocupes com a limpeza do traje académico. Todas as peças podem ser lavadas, seja à mão ou à máquina. Basta seguires as instruções na etiqueta e tudo ficará bem.

Se ainda tiveres dúvidas, dá uma vista de olhos no nosso artigo sobre como lavar o traje académico. Vais encontrar lá todas as informações de que precisas.

Fotos do traje académico da Universidade do Porto


Esperamos que este artigo sobre Traje Académico do Porto tenha sido útil! Não te esqueças de ler os vários artigos que temos sobre Trajes Académicos!

Outros Artigos Interessantes:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up

O site trajesacadémicos.pt utiliza cookies. Ao navegar consente a utilização das mesmas. Mais informações